Hoje foi dia de distribuição de hortaliças gratuitas e mais saudáveis para a população abadiense. Os alimentos são produzidos por 55 famílias voluntárias da Região Sul cadastradas na Horta Comunitária, localizada na Quinta dos Sonhos, em Abadia de Goiás, que faz parte do projeto Abadia Sem Fome, programa da Prefeitura Municipal.

A colheita da manhã desta terça-feira (28), contou com a presença do prefeito, Wander Saraiva, que também entregou cestas básicas para todos os inscritos no programa. “Conforme prometido, todo o final de mês estamos entregando mais esta ajuda para as famílias que acreditaram neste projeto e que ajudam a plantar e a colher para matar a fome de quem mais precisa na nossa cidade”, ressaltou.

Além de alimentar as 55 famílias, que levam hortaliças à vontade para suas casas, toda semana a equipe colhe o excedente para a distribuição nos bairros mais carentes do município. Os beneficiados com as hortaliças desta colheita foram os setores Vila Dourados, Recanto dos Dourados, Goiânia Sul, Villar Baviera, Nova Abadia, Residencial Dori e Paineiras.

De acordo com um dos coordenadores do local, Sinovelino Pires, hoje foram mais de 1.600 porções de folhagens, entre pés de alface, maços de couve, cebolinha, repolho e jiló. “Aqui as famílias trabalham em escala de revezamento toda semana e muitas delas dependem desses alimentos para sobreviverem. E elas recebem não só um alimento gratuito, como também mais saudável, pois não usamos agrotóxicos”, afirmou.

Nesta gestão, além de todos os insumos e ferramentas, a horta já recebeu uma melhoria no espaço de convivência, uma van para o transporte dos ajudantes e uma moto para a busca de produtos no Centro da cidade. Darlene de Souza, de 39 anos, participa do projeto há um ano e seis meses. Ela mora no Goiânia Sul, tem três filhos e conta da satisfação em trabalhar no projeto. “Em resumo, tenho muita gratidão! Pois além de levar as folhagens para a minha casa, que às vezes não tinha condições de comprar, estamos ajudando no sustento de outras famílias também”, afirma.