Abadia de Goiás tem 19.141 habitantes, de acordo com prévia da população dos municípios divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (28), com base nos questionários respondidos até o dia 25 de dezembro.

O prefeito, Wander Saraiva, recebeu os dados com alegria. “Eu sei que Abadia de Goiás não para de crescer e nossas arrecadações estão defasadas, já que a estimativa populacional é bem menor que a realidade. E ainda tivemos um atraso no Censo do IBGE por conta da pandemia. Por isso, nestes dois anos, tivemos muitos desafios e conquistas. Neste quesito como gestor, sou como aquele pai que tem que cuidar de dez filhos com um salário mínimo. Mas mesmo assim, fizemos muito e, agora, vamos fazer muito mais!“, comemorou.

O número já é oficial, mas pode crescer ainda mais, pois o cálculo foi feito sobre o resultado prévio dos municípios onde a coleta já havia terminado. Mas o momento já é de entusiasmo no município, pois os números parciais mostram um aumento significativo da população em Abadia de Goiás, em relação ao que foi estimado em 2021 pelo IBGE, quando apontou 9.158 habitantes.

O que muda?

Com isso, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é uma transferência constitucional, composto de 25% do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), chega em proporções maiores para a Cidade, revertidos em benefícios em todas as áreas para a população. Visto que a distribuição desses recursos aos municípios é feita de acordo com o número de sua população, onde são fixadas faixas populacionais e seus coeficientes. Neste caso, até agora, Abadia de Goiás atingiu 1,2 de coeficiente.