Educação de Abadia de Goiás é ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Última atualização em 03 dezembro 2024 às 16h03
Abadia de Goiás celebra com orgulho a conquista do Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Criança Alfabetizada. O resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (22/11) foi recebido com muita alegria, e aponta que a educação do município está no caminho certo rumo às metas de acabar com o analfabetismo infantil e de alfabetizar as crianças na idade certa.
O reconhecimento é um marco para o programa AlfaMais Goiás, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO). Nosso município teve duas escolas premiadas, sendo a, Escola Municipal Vital Luiz da Costa e a Escola Municipal Professor Neli Antônio dos Santos, classificadas entre as 150 melhores de Goiás, e receberam o prestigiado Troféu LEIA e o valor de R$ 80 mil cada, e os professores bonificados com 20% desse valor.
Agora o município aguarda a premiação nacional, que terá data divulgada nos próximos dias, e a solenidade oficial com entrega de certificado será em Brasília. Essa iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Nogueira, é um momento de grande alegria para todos nós. “Agradecemos especialmente ao Ministério da Educação, o Governo de Goiás e todo o time do Programa AlfaMais Goiás pela parceria e pelo investimento na construção de O AlfaMais. Este selo Ouro é um presente para a Educação Municipal de Abadia de Goiás e vem coroar os esforços da Prefeitura de Abadia que ao longo desta gestão, investiu na educação municipal de forma intensiva”, acrescenta a secretária.