A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o pagamento de R$ 1.018.200,00 a cerca de 288 profissionais da Educação, sendo professores, agentes educativos, agentes de apoio à inclusão, subgestores e gestores, referente ao Bônus de Incentivo Educacional, conforme a Lei nº 960/2025, sancionada pelo prefeito Wander Saraiva.

Pela primeira vez, o município concede o bônus aos profissionais da rede municipal de ensino. O pagamento já foi creditado neste sábado,20/12.

O cálculo do Bônus de Incentivo Educacional considera critérios como 50% de assiduidade do servidor e 50% de desempenho da unidade escolar, levando em conta a frequência dos estudantes, a evolução das aprendizagens e os índices de aprovação.

Essa iniciativa representa mais um passo da Prefeitura de Abadia de Goiás na valorização dos profissionais que fazem a diferença em sala de aula e transformam, diariamente, a vida dos estudantes.

Rede estruturada e profissionais valorizados

A valorização dos servidores da Educação tem sido prioridade da gestão municipal. Desde o início da gestão, a Prefeitura já convocou 193 aprovados em concurso público para a área da Educação. Atualmente, a rede municipal conta com 288 profissionais, atuando em escolas municipais e CMEIs.

Outro avanço significativo foi o reajuste salarial, com a criação do salário base para professores Nível P-II, no valor de R$ 3.650,82, e o reajuste retroativo de 4,77% para professores Nível P-III, totalizando 7,5% de aumento em 2025, além do pagamento de progressões e titularidades nos últimos anos.

Outro fato inédito, foi o aditivo dos contratos dos professores e professoras da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026, garantindo que todos sigam com trabalho assegurado. Além disso, a atual gestão reafirmou a valorização dos profissionais, com o pagamento do 13º salário aos servidores contratados e comissionados.

O ano de 2025 foi marcado por avanços significativos na educação municipal e esse trabalho vai continuar em 2026, com ações e projetos focados cada vez mais na melhoria da qualidade do ensino e na garantia de uma educação pública inclusiva, moderna e eficiente.