O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Novo Dia realizou na manhã desta terça-feira (15/10) uma grande mobilização e ato de sensibilização de alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

A ação contou com a participação de usuários de serviços e o Grupo de Mulheres “Ser Mulher”, que percorreram alguns pontos estratégicos da cidade, finalizando a ação na sede da Prefeitura, no setor Jardim Nova Abadia.

O município de Abadia de Goiás segue as diretrizes do Ministério da Saúde e prioriza a realização do exame em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Também são realizados os exames em mulheres com idade igual ou superior a 35 anos, que apresentem um ou mais dos fatores de risco indicados pelo Inca, e em qualquer outra faixa etária no caso de haver qualquer achado suspeito.

Além disso, a população conta com diversos serviços de saúde para mulheres como, exames ginecológicos de rotina, atendimento médico com ginecologistas bem como a regulação de pacientes.

Para ter acesso à mamografia, a mulher deve passar por uma consulta em sua unidade de saúde mais próxima de sua casa, pegar o pedido médico e levar até a regulação para protocolar.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.