Nesta sexta-feira (29/11), a Prefeitura de Abadia de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abadia de Goiás realizou o lançamento da Virada Ambiental 2024 no Residencial Jardim do Lago, em uma importante área de preservação permanente ao redor de uma nascente do município, marcando o início oficial da temporada de plantio de mudas nativas.

A expectativa é plantar, no mínimo, mil mudas. As espécies a serem plantadas são: Jatobá, Angico, Aroeira, Jenipapo, Sangra D’Água, Pororoca entre outras.

Neste ano, o projeto contou com a participação dos alunos da escola municipal Vital Luiz da Costa, que se dedicaram e levaram materiais educativos sobre o meio ambiente, sendo protagonistas na preservação do planeta, destacando a importância do cuidado com a natureza.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Divino Alves, destacou o apoio do prefeito Wander nas ações ambientais. “O prefeito Wander, aqui hoje representado pelo vice-prefeito André é um grande parceiro das nossas iniciativas ambientais. Só nesse primeiro mandato, já temos mais de dez mil mudas plantadas e temos um Viveiro Municipal com mais de 20 mil mudas nativas para serem plantadas em áreas de preservação e para a população em geral, além de outros projetos de recuperação de áreas degradadas e arborização urbana”, pontuou.

O vice-prefeito André da Farmácia reforçou a importância da Virada Ambiental. “Uma ação de grande impacto, pois estamos semeando um futuro mais verde e sustentável. Parabéns a todos os envolvidos e tudo isso aqui demonstra o compromisso da nossa gestão com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos abadienses,” afirmou.

Durante todo o ano, a população pode solicitar mudas para reflorestamento e arborização. Basta procurar diretamente na sede da SEMMA, localizada ao lado da Prefeitura Municipal.

O Programa Virada Ambiental idealizado pela UFG, já alcançou vários municípios do estado e parceiros como, Governo de Goiás, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), Associação Goiana de Municípios (AGM), Saneago, Federação Goiana de Municípios (FGM) entre outros. Em Abadia de Goiás, esse projeto já chega na sua sexta edição, com ganhos importantes para os cidadãos.