Na última terça-feira, dia 20 de Maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou no Auditório do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro – Oeste CRCN-CO, uma linda cerimônia de Lançamento do Plantio Compensatório no Parque Estadual Telma Ortegal.
Para que este plantio compensatório acontecesse, várias parcerias foram firmadas, entre elas estão à parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SEMARH). No total são 55 mil mudas de 65 espécies diferentes previstas para serem plantadas e que estará oferecendo ao Estado e ao público em geral, o acesso ao parque totalmente reflorestado e vitalizado. Uma curiosidade que chama atenção é que o plantio será executado por meio de manejo orgânico, sem a utilização de agroquímicos.
O evento começou por volta de 09 horas, com a recepção dos convidados, onde foi servido um delicioso coquetel, posteriormente o público se dirigiu para o auditório para início da cerimônia de lançamento.
Na composição da mesa diretiva estiverem presentes várias autoridades,entre elas o prefeito de Abadia de Goiás,Romes Gomes e Silva, vice-prefeito Eugênio Silva Neto vereadora Sandra Vieira, Superintendente Regional do DNIT GO/DF, Handerson Cabral Ribeiro, ouvidor do DNIT, Rafael Vidal de Abreu, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado de Goiás, Leonardo Moura Vilela, Representante Regional do Comando do Batalhão Ambiental, Major Flávio Antônio de Lima e o Analista Ambiental – Representante do IBAMA/GO, Sr. Daniel Mansur Pimpão, além de demais convidados.
Estiveram presentes também, Núbia Cárita Félix Barbosa, responsável pela Secretária do Meio Ambiente de Abadia de Goiás, Hélio Pereira, Secretário Municipal de Turismo, Ciência e Tecnologia, Dr. Celso D’Alcântara, Secretário Municipal de Finanças), Edson Divino Ferreira,Comandante da Polícia Militar de Abadia de Goiás , equipe da GA/060, equipe da CRCN-CO e demais convidados.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado de Goiás, Leonardo Vilela “ Esta Unidade de Conservação de Proteção Integral é referência no Estado, pois no seu interior estão armazenados os resíduos gerados pelo acidente radioativo com o Césio 137 sob o controle da CNEN, que hoje lá se vão mais de 25 anos. E afirmou que desde quando assumiu a secretaria, sempre teve um posicionamento para mudar a realidade do parque, pois o parque tinha apenas o nome, e hoje estamos mudando esta história. Este projeto de compensação ambiental foi muito bem feito, e muito bem executado pelo DNIT e demais parceiros que esta recompondo a vegetação do cerrado neste município”, ressalta.
Ele afirmou ainda que Abadia de Goiás esta ganhando com este novo plantio compensatório “ o Parque Estadual é importante para todos nós, sendo referência, e recuperá-lo e causar um ganho ambiental muito grande para o município, uma ação extremamente importante para o meio ambiente ”, disse.
Na oportunidade o prefeito Romes Gomes destacou a importância deste plantio “ Parabenizo as empresas DNIT, EMSA, GA/060 e demais envolvidas pela responsabilidade ecológica, em recuperar as regiões onde foram devastadas, em conseqüência das obras de duplicação da BR-060/GO. Todos nós temos uma parte nesta responsabilidade ambiental, e este plantio que esta sendo feito no Parque Telma Ortegal estará contribuindo para que novas pesquisas científicas aconteçam e demais atividades de educação ambiental, além da importnte contribuição para o meio ambiente ”, disse.
Ao final, foi realizado o descerramento da placa feita pelo Superintendente do DNIT GO/DF, Secretário da SEMARH juntamente com o prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes. Posteriormente o público se dirigiu para o local onde foi realizado o plantio inaugural das mudas.