Política Municipal de Alfabetização e Letramento da Terceira Idade marca um novo capítulo na gestão educacional do município

A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social e Habitação, realizou na noite do dia 15 de dezembro no salão de eventos do Centro do Idoso, a formatura de seis alunas do Projeto Ler, Viver e Reviver.

Na abertura do evento, a secretária de Bem-Estar Social e Habitação, Kamyla Casagrande, emocionada, parabenizou as formandas e agradeceu a parceria de todos na realização do projeto.

“Contemplar essas mulheres realizando o sonho de ler e escrever é uma alegria muito grande. Foram encontros marcados por muita socialização e aprendizado, o que reforça o nosso compromisso em garantir políticas públicas que vão ao encontro de quem precisa e de pessoas que não tiveram acesso ao ensino. Parabenizo a professora Soraya Lourenço, que tem vasta experiência na alfabetização, e a professora Leize Cândida, por todos os detalhes dessa formação, além de agradecer ao prefeito Wander Saraiva pelo olhar sensível voltado ao idoso como um todo, promovendo bem-estar e inclusão”, destacou.

Secretária de Bem-Estar Social e Habitação Kamyla Casagrande

Presente na cerimônia, o vice-prefeito André da Farmácia, que representou o prefeito Wander Saraiva, falou da importância da formação.

“Neste final de ano participei de várias formaturas, todas muito bonitas, mas estar aqui hoje é algo muito gratificante e especial para mim, e tenho certeza de que também para o prefeito Wander. Em apenas seis meses, essas alunas se dedicaram e receberam os ensinamentos de profissionais para que todas tivessem êxito no aprendizado. Parabenizo a professora Soraya Lourenço por esse desafio e missão. Ver essas seis mulheres, que hoje sabem ler e escrever, é motivo de orgulho. Parabéns e que Deus nos abençoe”, finalizou.

Vice-prefeito André da Farmácia destacou a importância do projeto de alfabetização para a melhor idade

O público, acomodado em frente ao palco, acompanhou atentamente cada momento da cerimônia e se emocionou com os discursos das formandas. Ao final, todos puderam participar de um delicioso jantar.

Representando a secretária municipal de Educação, professora Cristiane Nogueira, a professora Vânia Santana destacou a importância da execução do projeto, que veio atender às necessidades dessas mulheres que aceitaram o desafio de aprender.

“Hoje comemoramos junto com vocês essa etapa vencida. Ao longo da minha carreira, já atuei na alfabetização de idosos aqui em Abadia, e é um privilégio e uma alegria muito grande participar desse momento da vida de vocês. Continuem, porque nunca é tarde para aprender”, afirmou.

O vereador professor Júnior, acompanhado de sua esposa, a professora Marlúcia Resende, também prestigiaram o evento.

A formatura reflete o compromisso da Prefeitura de Abadia de Goiás com a educação, que é prioridade da gestão municipal.

Formandas celebram uma nova etapa vencidas de suas vidas

Superando limites

Entre as formandas, histórias de superação e determinação ganharam destaque. Emocionada, a formanda Maria Aparecida, de 52 anos, contou que a formação é muito importante, pois sempre sonhou em ler e escrever. Aproveitou ainda para agradecer, de forma especial, às professoras Leize e Soraya, por acreditarem e sonharem junto com todas as formandas.

“Não existe idade para aprender. Só tenho a agradecer a todos pela realização desse projeto, por toda a dedicação e carinho com cada uma de nós. Sintam-se abraçados”, finalizou.

Confira alguns registros desse momento especial: