Podem receber a vacina animais acima de três meses de idade e cada local tem um cronograma de atendimento

A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém postos de vacinação contra a Raiva para cães e gatos em Abadia de Goiás, em vários postos volantes, em locais estratégicos da cidade, nas próximas semanas de outubro: dias 14, 15,16,17,18,21,22,23 e 26 das 8h às 16h30. A expectativa é imunizar ao menos 3 mil cães e gatos.

A vacinação antirrábica envolve todos os cães e gatos com três meses ou mais de vida. As cadelas e gatas no cio, prenhas ou amamentando e animais doentes não podem ser vacinadas, assim como os animais em tratamento com antibiótico ou anti-inflamatório.

A Gerente de Endemias, Tatiane Lopes, lembra que o município continua em baixa na cobertura vacinal deste ano.

“Com esta nova ação, todos os tutores de animais devem aderir à vacinação dos seus animais de estimação, essencial para o bem-estar para cães e gatos, além da proteção tanto dos animais quanto da população, cuidado este que se diz respeito é questão de saúde pública. Orientamos que a vacina é anual, então quem já levou o seu animal, não levar o seu novamente. Nossa equipe vai disponibilizar doses da vacina, porém é necessário que os proprietários de animais tenham um recipiente com gelo “, disse Tatiane.

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar seu animal doméstico de forma adequada: cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e incidentes. É necessário levar o cartão de vacina do animal.

Confira os postos volantes de vacinação:

14 de outubro, segunda-feira

– Campo de Futebol do setor Maria Oliveira

15 de outubro, terça-feira

– Supermercado Tico Tico na rua D07 do Residencial Dori

16 de outubro, quarta-feira

– Av. José Mendes próximo a Superintendência da Mulher, abrangendo os setores Residencial Ortegal, Residencial Paineiras e Residencial Genuína.

17 de outubro, quinta-feira

–  Praça dos Três Poderes próximo a UBS no bairro Jardim Nova Abadia

18 de outubro, sexta-feira

– Stand de vendas do Residencial Bougainville, abrangendo os setores Residencial Solar Cardosos e Bougainville.

21 de outubro, segunda-feira

– Residencial Itaipu II na Avenida F. Paulo de Andrade Qd. 04 Lt. 05

22 de outubro, terça-feira

– Residencial Jardim Primavera, Av. do Lago Qd. 05 Lt. 01

23 de outubro, quarta-feira

– Residencial Jardim Itarumã, na igreja Assembleia de Deus

26 de outubro, sábado

Dia D em Abadia de Goiás, na Secretaria Municipal de Saúde

Sobre a doença

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto; ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como, por exemplo, morcegos infectados.