Com investimentos de mais de R$ 3,1 milhões, unidade terá capacidade para atender 100 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses em tempo integral

A Prefeitura de Abadia de Goiás segue trabalhando para ampliar o número de vagas em creches do município, com o compromisso de manter uma estrutura de excelência no ensino. No Residencial Porto Seguro, as obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ivone Docha de Farias estão em fase de acabamento e a unidade será entregue em uma linda solenidade no dia 29 de setembro, às 18h.

Na última quinta-feira (17/9), o prefeito Wander Saraiva e sua equipe realizaram uma visita técnica às obras, ocasião em que fizeram o anúncio oficial da entrega dessa unidade, que era um grande sonho da comunidade escolar e dos moradores da região. O CMEI terá capacidade para atender 100 crianças, de 1 a 3 anos e 11 meses, em período integral. Assim, mais crianças terão acesso à Educação Infantil de qualidade perto de casa.

A unidade de Educação Infantil segue o projeto Proinfância Tipo 1, com investimento de R$ 3.194.976,99 provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do PAC Seleções Educação, além de recursos próprios do município.

O prefeito Wander Saraiva destacou que essa obra representa o compromisso da gestão municipal com a primeira infância, oferecendo não apenas uma educação de qualidade, mas também dignidade para as famílias dessa região.

“É um espaço sonhado para que nossas crianças possam aprender e se desenvolver, com a garantia de tranquilidade para os pais. É nisso que acreditamos e assim vamos transformando a cidade. Esperamos por todos vocês nesse dia importante para a nossa educação”, afirmou o prefeito.

O prefeito destacou também os investimentos em infraestrutura para a Educação Infantil.

“Quando recebi a gestão, Abadia tinha apenas 2 creches. Eu assumi um compromisso: ampliar esse atendimento e levar CMEIs para todas as regiões. E, até o final do meu mandato, queremos entregar 10 creches. Esta é a segunda unidade entregue somente este ano e o quinto CMEI inaugurado pela nossa gestão”, destacou.

A expectativa também é compartilhada pela população. A moradora do Residencial Porto Seguro há mais de 17, Alessandra Custódio, aguarda com entusiasmo a entrega da nova unidade.

“Nós aqui do Residencial Porto Seguro esperávamos por essa obra há muitos anos e representa mais oportunidades de acesso à Educação Infantil e mais tranquilidade para as famílias da região. Tenho a certeza que vai ajudar muitas mães, pois muitas não consegue trabalhar porque não tem onde deixar os filhos. Eu estou encantada com tudo, um ambiente muito colorido, acolhedor, e aqui as crianças vão se sentir em casa. Parabéns a gestão municipal por essa grande obra, pois era uma demanda antiga, desde outras gestões anteriores, nunca teve, e agora tem, então é uma alegria muito grande, não só para mim, mas para todas as mães”, disse.

Obra

O novo Centro Municipal de Educação Infantil segue o projeto referencial padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, que estabelece padrões modernos para o atendimento às crianças.

A unidade possui cinco salas de aula, sala multiuso, cozinha, depósito, área de serviço, sala dos professores, banheiros acessíveis e ambientes administrativos, lactário e fraldário, garantindo uma estrutura completa para o atendimento de crianças de diferentes faixas etárias.

Entre os diferenciais estão os solários com acesso direto às salas de aula, pátio coberto, amplo refeitório, áreas de convivência, playground e horta. O projeto inclui ainda estruturas técnicas de apoio, como castelo d’água e central de gás, além de ambientes com acessibilidade e sanitários adaptados.

Novos CMEIs

Desde 2021, o município vem ampliando a oferta de vagas na Educação Infantil com a entrega de novas unidades. Foram entregues o CMEI Rosa Maria, no Residencial Jardim Genuína, que atende 84 crianças; o CMEI Brasilina Alves David, no Residencial Goiânia Sul, que atende 90 crianças; o CMEI Dona Íris, no Residencial Jardim Primavera, com capacidade para atender até 100 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses em período integral; além do CMEI Maria Auxiliadora, em turno semiparcial, que atende mais de 260 crianças.

Com a entrega do CMEI Ivone Docha de Farias, o município chega à marca de cinco novos CMEIs, ampliando o número de vagas disponíveis na Educação Infantil.

Homenageada

O nome da nova unidade presta homenagem a Ivone Docha de Farias, que teve uma trajetória marcada pela dedicação, perseverança e amor à educação.

Com apenas 20 anos, saiu de sua cidade natal, Santa Terezinha de Goiás, e mudou-se para Abadia de Goiás em busca de construir sua trajetória profissional e familiar. Iniciou sua jornada na educação com o curso de Magistério, tornando-se uma figura conhecida na cidade pelas substituições que realizava nas escolas municipais. Em 2002, após anos de dedicação incansável, conquistou o tão almejado cargo público, realizando um grande sonho.

Ao longo dos anos, Ivone se consolidou como uma das mais respeitadas alfabetizadoras de Abadia de Goiás, sendo referência em sua área de atuação. Sua exigência e dedicação a levaram a desempenhar todas as suas funções com maestria e excelência, sempre buscando o melhor para seus alunos e para a educação local.

Em sua trajetória, exerceu funções de grande responsabilidade, sendo regente de turma, coordenadora pedagógica e, por fim, assumindo o cargo de diretora da Escola Hildebrando Cardoso Lourenço, onde permaneceu por oito anos.

Dedicou a vida aos cuidados das crianças, participando ativamente das lutas e conquistas da escola onde foi gestora, levando inovação e modernização, além do fortalecimento da parceria entre a comunidade escolar e as famílias. As tradicionais festas juninas, organizadas com dedicação e carinho, tornaram-se uma das marcas de sua passagem pela direção.

Com uma trajetória marcada pela dedicação, perseverança e amor à educação, Ivone deixou uma importante contribuição para Abadia de Goiás e para a formação de várias gerações de alunos.

Aviso de Pauta:

O quê: Inauguração do CMEI Ivone Docha de Farias

Quando: 29 de setembro (terça-feira), às 18h

Onde:  Rua 04 equina com a Rua João Custódio, APM 6-A, Residencial Porto Seguro – Abadia de Goiás.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação

(62) 99307-9468

comunica@abadiadegoias.go.gov.br