Com o objetivo de buscar parceria com o poder público para o processo de planejamento e coleta do Censo Demográfico de 2020 no município, foi realizado nesta quarta-feira(28) uma reunião com técnicos do IBGE na sede da Prefeitura.

O encontro foi conduzido pelo Coordenador do Censo Estadual Daniel, e demais técnicos, sendo o Coordenador da Agência do IBGE de Inhumas e Coordenador da Agência de Aparecida de Goiânia Jacinto, responsável pela coleta em nosso município.

Participaram da reunião a equipe da Administração Direta, indireta e representante da Câmara Municipal.

O processo vai ocorrer em três etapas: Atualização da base territorial - cadastro de endereço - Divulgação dos processos seletivos e o Projeto IBGE educa - material didático.

Conforme informou Daniel, o início da coleta será em primeiro de agosto de 2020. O planejamento do Instituto, neste primeiro momento é formar a Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas, que deve reunir técnicos do IBGE, representantes do poder público e da sociedade em geral. A comissão será responsável por tratar de diferentes temas, desde detalhes do processo seletivo, postos de coleta, estratégias para áreas de difícil acesso e outros possíveis problemas que venham a ocorrer.

.

Os Processos Seletivos serão realizados nas seguintes etapas:

- Coordenador Censitário de Subárea - CCS (Set/19)
- Agente Censitário Municipal - ACM e Agente Censitário Supervisor - ACS (Fev/20)
- Recenseador - REC (20).

Para o prefeito Romes, “Estaremos fornecendo o apoio necessário, queremos um levantamento que expresse fidelidade dos dados, com um resultado mais próximo possível da nossa realidade. Temos essa preocupação porque o Censo será uma ferramenta de trabalho importante para o nosso planejamento urbano e a garantia de novas receitas e repasses ao nosso município ”, mencionou.

#Censo2020 #AbadiadeGoiás #GovernoRomes