A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz uma alerta para a população sobre o Sarampo. A medida é importante neste momento, tendo em vista o registro de casos de sarampo nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que tem causado grande preocupação. A doença altamente contagiosa pode ser transmitida por meio de secreções durante a tosse, espirro, fala e até pela respiração. Até o momento, não há registros da doença no município.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juceli Xavier “o ideal é que as pessoas verifiquem se já tomaram todas as doses da tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, ressalta.

Segundo informou a coordenadora da Sala de Vacina, Francisca Mazia,“serão considerados vacinadas as pessoas que apresentarem comprovação de duas doses da vacina: dupla vira, tríplice viral é tetra viral. Crianças De 6 meses a 11 meses que moram ou vão viajar para os municípios em surto deverão vacinar com uma dose de tríplice viral.Estamos aguardando novas notas técnicas pelo Ministério da Saúde e manteremos a população informada”, finalizou.

Esquema Vacinal

O recomendado é que a primeira dose seja aplicada quando a criança completar um ano de idade e a segunda com um ano e três meses. A População na faixa etária de um ao até 49 anos de idade, pode procurar a sala de vacina na UBS Central para ser imunizado, lembrando que até os 29 anos de idade temos que ter duas doses Tríplice Viral registrados no cartão de vacina, e de 30 anos até 49 anos temos que ter uma dose de registro. Se o profissional responsável pela sala de vacina identificar duas doses não tem necessidade.

Dados
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Eliane Águas, “nenhum caso foi registrado até o momento, o que demonstra um quadro controlado da doença no município, e estamos abordando este tema como forma de prevenção, tendo em vista os casos registrados em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Temos a vacina contra o sarampo disponível na sala de vacina da UBS Central, todas as escolas do município que receberam o Programa Saúde na Escola já estão com a caderneta em dias. Portanto, pedimos à população que procure a sala de vacina, munidos com a caderneta de vacinação para ser avaliada pelo profissional de saúde”, finalizou.

Sintomas
A transmissão do sarampo ocorre de forma direta e rápida, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. As partículas virais ficam suspensas no ar. Por isso, o elevado o poder de contágio da doença.
Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos de exantema – que são as manchas avermelhadas pelo corpo. A orientação, nestes casos, é procurar o serviço de saúde.

#Saúde #AbadiadeGoiás #Prevenção #Doença