No último sábado, dia 4 de maio, foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Abadia de Goiás ficaram abertas das 8h ás 17h, para vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira Borges, acompanhou a abertura da vacinação na Unidade Básica de Saúde Gorgônio Alves Fortes, bem como em todas as demais unidades.

O balanço parcial das ações do dia foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira, 06/05. Cerca de 1.945 pessoas do público-alvo total foi imunizado.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, até o próximo dia 31, pelo menos 90% dos grupos prioritários, que chegam a aproximadamente 500 mil pessoas.

O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é a população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa.

Acompanhe o cronograma

CRONOGRAMA

Grupo 1: Dia 15 a 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade.

Grupo 2: Dia 22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde.

Grupo 3: Dia 29 de abril a 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais.

Grupo 4: Dia D, 4 de maio – todos os grupos prioritários.

Grupo 5: Dia 6 a 10 de Maio – portadores de doenças crônicas ou comorbidades.

Grupo 6: Dia 13 a 17 de maio – professores.

Grupo 7: Dia 20 a 31 de Maio – todos os grupos prioritários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Prevenção

A vacina é uma das formas de prevenção ao vírus Influenza. Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavá-las com água e sabão, evitar aglomerações e locais fechados são cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus. Outra orientação é evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas.