A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nessa segunda-feira, 15/04 na Unidade Básica de Saúde Gorgônio Alves Fortes, no bairro Dom Felipe a vacinação contra a gripe. As doses são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários.

O primeiro a serem vacinados são crianças, gestantes e mulheres nos pós-parto. Durante a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal e do cartão de vacinação para toda a população-alvo.

O dia D, será realizado no dia, 4 de maio, onde todas as sala de vacinação das 4 UBS estarão abertas no município sem fechar para o almoço.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula de Oliveira Borges esta vacinação é de grande importância, “ a gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves, por isso a importância da vacinação, que é uma das mais importantes proteções contra a gripe e suas complicações. Aqueles que estão no grupo prioritário são mais vulneráveis, por isso precisam se proteger”, alertou.

Acompanhe o cronograma

Períodos para a imunização de cada grupo, definidos pelo Ministério da Saúde

Grupo 1: Dia 15 a 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade.

Grupo 2: Dia 22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde.

Grupo 3: Dia 29 de abril a 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais.

Grupo 4: Dia D, 4 de maio – todos os grupos prioritários.

Grupo 5: Dia 6 a 10 de Maio – portadores de doenças crônicas ou comorbidades.

Grupo 6: Dia 13 a 17 de maio – professores.

Grupo 7: Dia 20 a 31 de Maio – todos os grupos prioritários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

#Saúde #VacinarÉProteger