A Prefeitura de Abadia de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe, inicia na próxima segunda-feira, 15/4 em Abadia de Goiás. As doses são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários.

Segundo a Secretária de Saúde Ana Paula, “ vamos cumprir o calendário de vacinação a partir do dia 15/04 tendo em vista que nossos profissionais estão focados nesta semana para cumprir a meta do Programa Saúde naescolas, portanto a abertura da campanha será realizada na UBS Central no bairro Dom Felipe, às 8 horas da manhã. Crianças, gestantes e mulheres nos pós-parto serão os primeiros a serem vacinados. No ano passado batemos a nossa meta das pessoas que integram os grupos prioritários, este ano o nosso foco continua pois esta imunização é de grande importância”, disse a Secretária.

Durante a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal e do cartão de vacinação para toda a população-alvo.

No dia D, marcado para o dia, 4 de maio todas as salas de vacinação das 4 UBS estarão abertas no município sem fechar para o almoço.

Acompanhe o cronograma

👉🏻Períodos para a imunização de cada grupo, definidos pelo Ministério da Saúde

Grupo 1: Dia 15 a 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade.

Grupo 2: Dia 22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde.

Grupo 3: Dia 29 de abril a 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais.

Grupo 4: Dia D, 4 de maio – todos os grupos prioritários.

Grupo 5: Dia 6 a 10 de Maio – portadores de doenças crônicas ou comorbidades.

Grupo 6: Dia 13 a 17 de maio – professores.

Grupo 7: Dia 20 a 31 de Maio – todos os grupos prioritários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Influenza
Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a influenza é altamente transmissível e sujeita a se transformar em epidemias sazonais. Sua transmissão pode ocorrer por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso diretamente para boca, olhos e nariz.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza objetiva prevenir a ocorrência da gripe pelo vírus A/H1N1, A/H3N2 e B nas pessoas que integram os grupos prioritários e, dessa forma, reduzir as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções. O Ministério da Saúde distribuiu para Goiás 1.976.900 doses da vacina, que protege contra os três vírus.