Uma Solenidade na manhã desta quinta-feira (8/11) no Plenário da Câmara Municipal de Abadia de Goiás marcou a entrega de certificado de conclusão do primeiro CURSO DE HABILITAÇÃO TÉCNICA EM ARMAMENTO E TIRO – Revólver e Pistola para seis integrantes da Guarda Civil Municipal de Abadia de Goiás, realizado em parceria com a Guarda Civil Metropolitana. Todos receberam certificados pela conclusão do curso de formação em utilização de arma de fogo.

Durante a solenidade foram entregues novas fardas aos GCM´s bem como os certificados para os Vigilantes que fizeram o curso de Qualificação em equipamentos menos letal DEC e ESPARGIDOR.

Estiveram presentes, o prefeito Romes Gomes, vice-prefeito Eduardo Rosa, Presidente da Câmara Luiz Ângelo, vereador Vanderlei, Vice-presidente da Câmara Professor Júnior, Ispetor Gilásio – Sub Comandante da GCM de Goiânia, Hélio Frazão instrutor da Gerência de Ensino da GCM de Goiânia, Valdson Porta Voz da GCM, secretários municipais, vigilantes, equipe de governo, comunidade entre demais convidados.

Para o prefeito Romes, “este momento entra para a história da cidade e representam um avanço significativo. Os agradecimentos a GCM de Goiânia pelo seu trabalho em defesa da categoria, aos excelentíssimos senhores vereadores que sempre defendeu e entende a importância da criação da nossa GCM. Estendo os cumprimentos também ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Tenho a certeza que a atuação da nossa guarda já faz a diferença no trabalho realizado em parceria com as polícias Militar e Civil que esta 24 horas à disposição da comunidade”, finalizou.

Para o prefeito, “isso tudo é resultado de criatividade, coragem, fé; ousadia e determinação. Tudo começou tão pequeno e hoje está tornando grande, por causa desses fatores como Prefeitura, Câmara Municipal onde acreditamos, emplacamos a ideia e hoje é real. Faço os meus agradecimentos também ao Delegado Geral da Polícia Civil Dr. André, que quando Delegado Regional nos ajudou muito nesse processo de criação da GCM e em busca de capacitação para estes profissionais, obrigado a todos”, finalizou o prefeito.

Em sua fala o secretário o Inspetor Gilásio ressaltou o trabalho da corporação que permanece 24 horas à disposição da comunidade. Ele afirmou que a Guarda Municipal registra um crescimento. Parabéns por esta ação tenho a certeza que os frutos colhidos são sementes que foram planadas, colocamos a disposição no que diz respeito para assessoramento, qualificação para a execução de um trabalho com excelência, destaco que o curso realizado pelos GCM de Abadia representam um avanço significativo, oferecendo a possibilidade de armamentos mais condizentes para o enfrentamento da criminalidade. Desejo que a Guarda Municipal amplia sua atuação, seja estruturada e assume um papel de mais relevância e destaque dentre as forças de segurança do Município”, observou.

Com carga horária de 160 horas/aula e 600 disparos de pistola o curso foi  realizado pela Gerência de Pesquisas, Estudos, Ensino e Capacitação – GPEEC. O conteúdo, distribuído em 30% de aulas teóricas e 70% de atividades práticas, versou sobre temas como direitos humanos, legislação, abordagem de pessoas em veículos e a pé, procedimentos em casos de situações suspeitas, imobilização e condução, entre outros.

Embora que a segurança pública é uma atribuição constitucional do governo do Estado, mas reconhecendo a importância de ações de proteção ao cidadão Abadiense, a Prefeitura de Abadia de Goiás vem desenvolvendo diversas ações após a criação da GCM com patrulhamento preventivo, comunitário e proteção do patrimônio público.

A GCM é responsável pela proteção e segurança dos prédios municipais, presta apoio às ações de fiscalização do Município, atua em parceria com outras forças de segurança pública Polícia Militar e Polícia Civil, e atividades da ronda escolar.

Durante a cerimônia os certificados foram entregues a cada um dos formandos pelo prefeito Romes e demais autoridades presentes, em cerimônia que contou com a presença de secretários, vereadores e membros da corporação.