A Prefeitura de Abadia de Goiás através da Secretaria Municipal de Saúde realizou agora a pouco o início da campanha de vacinação contra a Influenza.

A vacina protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B. Abadia de Goiás recebeu as doses da primeira etapa. Outras novas remessas chegarão gradualmente.

A Secretária De Saúde Eliane Águas esteve presente durante todo o período da manhã na UBS acompanhando a vacinação contra a gripe.

———————

As vacinas são destinadas aos grupos de risco:

- Crianças (entre seis meses e cinco anos)
- Gestantes
- Mulheres no período pós-parto (até 45 dias após o parto)
- Idosos (60 anos ou mais)
- Trabalhadores da saúde
- Professores

- Portadores de doenças crônicas
- Indígenas

Período da Campanha: 13/04 a 01/06

- 13/04 a 20/05: trabalhadores da saúde, idosos e portadores de doenças crônicas

- 23 a 27/04: gestantes, puérperas e crianças.

- 30/04 a 11/05: professores

- 2/05 Dia “D”: todos os grupos prioritários da campanha

- 12/05 a 01/06: todos os grupos prioritários da campanha.

Para receber a imunização é obrigatória a apresentação de documento pessoal. Mulheres de resguardo devem levar documento que comprove pós-parto e professores e trabalhadores da saúde documento que comprove vínculo ou categoria profissional/carteira.

Apresentação de precisão médica ou relatório para comorbidades.

A Campanha teve antecipação solicitada ao Ministério da Saúde pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), assim que foi identificado um surto de Influenza por H1N1 no mês de março na Vila São Cotollengo, em Trindade na região Metropolitana de Goiânia.
A aplicação seguirá o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde e cada grupo terá dias específicos para se imunizar.

A campanha vai até 1º de junho, nas três unidades básicas de Saúde.

UBS – Gorgônio Alves Fortes – Av. Benedito Lucino Alves c/Av. Dom Felipe APM - bairro Dom Felipe.

UBS – Dr. Marlus Custódio Pereira – Rua Omar José Alves - Vila Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

UBS – Recanto dos Dourados - Avenida Cabo Frio Qd. C Lt. 11 - Recanto dos Dourados.

As doses de vacina serão aplicadas de segunda a sexta, das 8h às 11hs e das 13hs ás 16h.

* A população privada de liberdade, bem como funcionários do sistema prisional, também serão imunizados em data a ser definida.

Sintomas da Influenza/H1N1

A febre é a manifestação mais importante e dura em torno de três dias. Sintomas respiratórios, como a tosse, dores musculares, de garganta e de cabeça, calafrio, fraqueza, espirros e coriza tornam-se mais evidentes com o avanço da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Podem aparecer ainda sintomas como: pele quente e úmida, olhos avermelhados e lacrimejantes. As crianças podem apresentar aumento de linfonodos cervicais (gânglios no pescoço), diarreia e vômitos.

Grupo de risco

Alguns pacientes apresentam um risco maior de complicações após infecção pelo vírus H1N1:

•         Portadores de doenças pulmonares crônicas (asma, por exemplo)

•         Cardiopatas

•         Portadores de doenças metabólicas crônicas, como a diabetes

•         Imunodeficientes ou portadores de imunodepressão

•         Crianças com menos de cinco anos

•         Grávidas ou mulheres no período pós-parto

•         Adultos com mais de 60 anos

•         Pacientes debilitados

•         Portadores de doenças renais ou hemoglobinopatia