A Secretária de Saúde de Abadia de Goiás, Eliane Águas, foi eleita como Coordenadora da Comissão Intergestora da Regional de Saúde Central – CIR, durante a 2ª reunião da comissão da CIR na manhã desta quarta-feira(07), na Câmara Municipal de Jesúpolis/GO.

A CIR tem como objetivo discutir questões, processos e planejamentos de saúde nos municípios da região Central, totalizando 25 municípios.

Para Eliane Águas, “assumir essa função é um desafio e muita responsabilidade, pois teremos muito trabalho pela frente, no que diz respeito a todas as nossas obrigatoriedades, pois além de gestora do município de Abadia, esta missão a mim dada será para coordenar ações e integrar todos os secretários dos municípios que compõem a região Central, que são 25 ao todo. Contudo estou confiante e muito feliz, e que essa nova composição consiga lograr êxito e trazer muitos benefícios para a nossa região, juntos faremos um excelente trabalho”, pontuou a secretária.

A nova composição ficou assim definida:

Coordenador: Eliane da Silva Águas
Vice-Coordenadora: Kenia Barbosa Rocha
Secretária-Executiva: Fátima Pettinari do Nascimento.
Representação Municipal: Abadia de Goiás, Aracu, Anicuns,Avelinopolis,Brazabantes,Campestre,
Caturai, Damolandia,Goiânia, Goianira, Guapo,Inhumas, Itaguaru, Ituaçu,Jesupolis, Nazario,Neropolis, Nova Veneza, Ouro Verde, Petrolina,Santa Bárbara, Santa Rosa, São Francisco,Taquaral, Trindade.

________________

As Comissões Intergestores Regionais (CIR) são espaços permanentes de pactuação e cooperação das Regiões de Saúde, e têm por objetivo fundamental garantir o cumprimento dos princípios e diretrizes do SUS, conforme disposto no Decreto Federal nº 7.508, de 28 de junho de 2011 e demais normas vigentes.

Considerando que a regionalização é uma diretriz constitucional, é de fundamental importância a existência dessa ferramenta de integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos desafios da saúde e elaboração de intervenções que tragam melhorias na operacionalização de ações e serviços no âmbito regional.

Além disso ainda cabe a CIR colaborar com a organização do SUS no Estado, para cumprir seus objetivos maiores, de aperfeiçoar a universalidade da saúde, garantir a integralidade da assistência e obter a equidade de acesso às ações e serviços de saúde entre as diferentes regiões do Estado.

Para o prefeito Romes Gomes, ter a secretária de Saúde do nosso município como membros da Comissão, nos possibilita a novos avanços significativos para a gestão da saúde pública de nosso município e quem ganha é a população. Eliane é uma pessoa esforçada e tem feito a diferença”, destacou.