A Prefeitura de Abadia de Goiás através da Secretaria de Saúde realizou uma parceria entre o Sesc Goiás e a Prefeitura de Trindade para exames de prevenção do Câncer de Mama e de Colo Uterino – Saúde da Mulher.

Desde o dia, 02 de agosto a unidade móvel está em Trindade e serão contemplados além de Abadia de Goiás, os municípios de Avelinópolis, Campestre de Goiás, Guapó e Santa Barbara de Goiás.

O Sesc Saúde Mulher é uma unidade móvel especialmente construída para abrigar uma sala de mamografia e outra para as coletas do preventivo. Composta por equipamentos de última geração e equipe exclusivamente por mulheres, sendo uma enfermeira, duas técnicas em radiologia e uma educadora em saúde, a unidade realizará exames de mamografia, Papanicolau (preventivo) e ações educativas.

Os de mamografia serão realizados em mulheres assintomáticas de 50 a 69 anos sem necessidade de encaminhamento médico ou maiores de 35 com solicitação do médico e justificativa. Já o exame de citologia será realizado em mulheres entre 25 e 64 em atividade sexual, também sem necessidade de encaminhamento médico.

O prefeito Romes enalteceu a ação, como de fundamental valor para o público feminino e parabenizou a Secretária de Saúde Eliane por dar estrutura para o translado das nossas mulheres até Trindade para fazer o exame de prevenção, ressaltando que estamos torcendo para que sejam exames negativos.

Segundo a Secretária de Saúde, “nossos agentes comunitários de Saúde receberam treinamentos e fizeram busca ativa nesta faixa etária, e de segunda a quinta-feira vamos levar nossas pacientes, garantindo prevenção em saúde para nossas mulheres de Abadia. Caso alguma mulher na faixa etária mencionada pode nos procurar aqui na Secretaria que vamos encaminhar para o exame. Vale destacar que estes mesmos exames são rotineiros de forma agendada pela nossa equipe ”, ressaltou.

A Unidade Sesc Saúde Mulher está disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 12 às 16h é está com a sua estrutura montada próximo a Secretaria de Saúde de Trindade.

Imprensa – Prefeitura de Abadia de Goiás
Fotos: ASCOM