O Ministério da Saúde anunciou durante evento a liberação de 1,7 bilhões em recursos para os municípios. Abadia de Goiás está entre os municípios contemplados, onde terá repasse para a nova UBS

Objetivando troca de conhecimentos, experiências e aprofundamento de propostas para um melhor atendimento aos usuários do SUS, a Secretária Municipal de Saúde de Abadia de Goiás, Eliane Águas participou nos dias 12 e 15 de julho em Brasília, do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O congresso contou com milhares de trabalhadores do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o país, presidentes de COSEMS, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.

O tema do 33º Congresso “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, faz referência ao Manual do Gestor lançado pelo Conasems este ano. Durante a ampla programação, foram debatidos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde: atenção básica, vigilância em saúde, Caixa Único, planejamento ascendente e judicialização são destaques dentre uma série de outros temas que serão pauta dos seminários, mesas e cursos.

O Presidente Michel Temer durante solenidade no Palácio do Planalto em Brasília e o ministro da saúde, Ricardo Barros, anunciaram na quinta-feira (13), a liberação de 1,7 bilhões de recursos federais aos municípios para a saúde.
Os recursos anunciados serão para custeio de serviços e ações na Atenção Básica, que inclui equipes de saúde da família, consultórios na rua, agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal. Parte da verba também será destinada à aquisição de novos veículos para transporte de pacientes eletivos e em atendimento de urgência e emergência.

O ministro da Saúde comentou sobre a garantia do funcionamento de serviços existentes, além da habilitação de novos. “Hoje colocamos em dia todas as portarias da atenção básica que estavam represadas desde 2013. (confira as portarias publicadas no Diário Oficial da União).

Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, 1.787 municípios estão sendo beneficiados. Isso significa que mais de 22 milhões de brasileiros passam a ter mais acesso aos serviços de saúde pública.

O Ministro da Saúde foi até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães para anunciar a liberação dos recursos para cerca de 1500 secretários municipais de saúde participantes no XXXIII Congresso Conasems. Abadia de Goiás estava representada pela Secretária de Saúde Eliane Águas.

Barros comentou sobre a importância da autonomia dos secretários municipais de saúde. “Com essa portaria nós estamos dando a oportunidade para o gestor decidir o que é mais eficiente de acordo com a realidade sanitária do local, pedimos que a gestão seja responsável e eficiente, temos que economizar recursos, gastar de forma inteligente”.

A secretária, Elaine Águas ressaltou que foi um Congresso muito importante, “voltamos muito animados deste congresso, pois nossa cidade será beneficiada com os recursos anunciados. Através de portaria teremos repasse para a nova UBS que vamos inaugurar no início de agosto. Então só temos que comemorar”, pontuou.

Com informações da Agência Saúde