A Prefeitura Abadia de Goiás, por meio da Secretaria do Bem Estar Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira, 14 de junho, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Abadia de Goiás.

O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, no período de 07h30 ás 17hs com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. O objetivo principal foi estudar, planejar e implementar novas diretrizes de proteção e inclusão social no município.

O tema da VII Conferência foi composta por quatro eixos norteadores “A proteção social não atributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”, “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”, “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais” e “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”, os mesmos foram debatidos em grupos no período da tarde.

Na abertura do evento houve várias atrações Culturais, entre elas: Grupo de Ballet da Casa da Cultura, Apresentação de Ballet com canto acústico, e a presença especial do grupo Desencanto e Grupo Kalinguê ligado a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Trindade.

O evento reuniu profissionais da área social, gestores, entidades de classe,mesa diretora do Conselho Municipal de Assistência Social, e demais convidados. Estiveram presentes na mesa de autoridades o vice-prefeito Eduardo Rosa representando o prefeito Romes, primeira-dama e Secretária do Bem Estar Social Silmara de Abreu, Secretária Municipal de Saúde, Eliane Águas, Secretária de Educação Nilda dos Santos,Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Juraci Damasceno, ex-vereadora Sandra Vieira, Presidente do Conselho de Assistência Social de Guapó, Sra. Mirima Lopes, Conselheira Titular Estadual Sra. Nilda Lúcio Huarita, vice-prefeita de Aragoiânia Regina, e representando a Comissão organizadora da Conferência, Cristiane Garcia Coordenadora do CRAS e Ismênia Figueira, coordenadora do SCFV.

A Primeira-dama e Secretária do Bem Estar Social,gerente da Casa dos Silmara de Abreu, ressaltou a importância do evento. "Foi um espaço de escuta, de avaliação e de construção de propostas para assegurar o cumprimento dos direitos, proteção e inclusão social no município na perspectiva do diálogo e da intersetorialidade das políticas públicas. Avalio de forma positiva o evento do começo ao fim".

O vice-prefeito Eduardo Rosa, representou o prefeito Romes, e destacou a importância da Conferência, “Gostaria de parabenizar a dedicação e empenho integral de toda coordenação da Conferência, pois unidos a gente vai longe. Estarmos tentando fazer a diferença na vida dessas pessoas com atitudes, palavras e ações, e no que depender de nós podem ter certeza faremos de tudo para garantir uma qualidade de vida melhor para todos”, destacou.

O tema deste ano é Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Após a abertura e leitura do regimento foi realizado uma palestra com a Conselheira Titular Estadual Sra. Nilda Lúcio Huarita.

Após o intervalo do almoço, foi montado grupos, onde levantou questões ativadoras do debate, onde todos os presentes puderam interagir e pontuar suas opiniões e propostas durante a plenária.

Ao final foi realizado a escolha dos delegados, ficando o Sr. Sebastião Periera de Souza como delegado e a Sra. Jane Kelly de Abreu como suplente, e Ronemar Pires da Costa como delegado e MirielleNerys de oliveira como suplente.