O prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes participou no último dia, 05 de junho da solenidade em celebração aos 20 anos de atividade do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste, unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear de Abadia de Goiás.

A abertura do evento contou com a presença da Banda de Música da Polícia Militar que realizou belíssima apresentação do Hino Nacional Brasileiro durante o hasteamento da bandeira Nacional, Goiás e de Abadia de Goiás.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, vereado Luizão, vereador Vanderlei e vereador Luizinho, da Secretária de Saúde Eliane Águas, da Secretária de Educação Nilda dos Santos, ex-prefeito Antomar e demais assessores, Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, Gilberto Martins Marques Neto – Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente que representou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, Altair de Souza de Assis Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, que representou o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, major-brigadeiro do ar Paulo Roberto Pertusi; Waldemar Augusto de Almeida Macedo Diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, Cláudio Elias da Silva – Coordenador-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes da CNEN; Sr. Alfredo Tranjan Filho ex-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN e ex-presidente das Industrias Nucleares do Brasil, Wilson Aparecido Pajero Calvo Superintendente do (IPN/CNEN), Supervisor de Radioproteção do CRCN-CO, entre outros técnicos da área e demais autoridades.

Em seu pronunciamento o prefeito Romes destacou que “jamais podermos perder de vista a comoção social, o medo que passamos a discriminação, o sofrimento das vítimas, enfim a história tem que ser perpetuada, situação que hoje esta superada”, pontuou.

O prefeito destacou ainda que a administração municipal tem preparado a nossa cidade para o futuro, “vejo um potencial muito grande do nosso município, hoje grandes empresas já se instalaram no município, o comércio local esta bastante aquecido o reflexo é positivo na economia, estamos em uma localização privilegiada, cortada pela BR-060 e pela GO-469, e nossa cidade é a princesinha da região metropolitana.  Então vejo que o município superou este estigma”, acrescentou.

Após a fala das autoridades foi realizada uma mesa de debates, com os profissionais e técnicos da área. Durante toda a semana será realizado palestras, visitas no Parque Telma Ortegal e Estande de Exposições.

O depósito definitivo foi inaugurado no dia 5 de junho de 1997, mesmo ano em que foi aberto o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) em Goiás, lá funciona um museu sobre o maior acidente radiológico do mundo. O local fica dentro do Parque Estadual Telma Ortegal e recebe cerca de 5.000 visitantes por ano, difundindo conhecimento. E 2017 é um marco na história da ciência nuclear, são 30 anos do maior acidente radiológico em Goiânia, e lá se vão meia-vida física do Césio 137 tempo em que a atividade radioativa reduz-se pela metade.