A Prefeitura de Abadia de Goiás através da Secretaria de Administração realiza amanhã, (12) uma audiência pública para conhecimento e discussão do  Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O objetivo é informar e esclarecer a sociedade sobre os principais aspectos destas leis para o exercício de 2017, metas, plano de aplicação, programas e ações, que serão posteriormente encaminhadas para avaliação e aprovação da Câmara Municipal.

O encontro será na Sala de Reuniões do palácio Telma Ortegal, ás 09hs, desta quarta-feira. Após as explanações, haverá espaço para manifestação de esclarecimentos e respostas.

Conceitos das Peças Orçamentárias

• Plano Plurianual (PPA) - É o planejamento de longo prazo, com duração de quatro anos, no qual são definidas as estratégias, diretrizes e metas do governo. É elaborado no primeiro ano de mandato do prefeito e vigora até o primeiro ano de mandato do próximo governante, de forma a garantir a continuidade administrativa.

• Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Define as metas e prioridades do governo, ou seja, as obras e serviços mais importantes a serem realizados no ano seguinte. Também estabelece as regras que deverão ser observadas na formulação do Projeto de Lei Orçamentária Anual pelo Poder Executivo, na sua discussão, votação e aprovação pelo Legislativo, bem como na posterior execução pelo executivo.

• Lei Orçamentária Anual (LOA) - Demonstra todas as receitas e despesas para o ano seguinte. Esse conjunto de documentos que formam o orçamento obedece ao princípio da unidade e possibilita uma visão completa dos recursos e das despesas governamentais.