A prefeitura de Abadia de Goiás através da Secretaria do Meio Ambiente inaugurou na manhã desta quinta-feira(30), o Parque Municipal Salvino Cezario da Silva.

A criação deste parque de preservação Ambiental do município de Abadia de Goiás tem a finalidade de preservação de uma rica nascente de água potável e gerar qualidade ambiental para comunidade. O recurso para a implantação deste parque é recursos próprio da Câmara Municipal e Prefeitura de Abadia de Goiás obra construída pela Hábil Construtora e Incorporadora Ereli, orçada no valor de $$ 24.931.63
O Secretário de Meio Ambiente, Nivaldo de Paula emocionado falou da sua preocupação a o meio ambiente, e que este parque é um marco para o município.

O parque possui uma área de 5 mil de seiscentos metros quadrados, e fica localizado no bairro Dom Felipe II - APM, nele já foram plantados várias mudas típicas do cerrado, destaque para o plantio de várias mudas de pequi.
O prefeito Romes parabenizou o Secretário de Meio Ambiente, Prof. Nivaldo e a ex vereadora Sandra Vieira pela iniciativa para que o parque hoje ganhasse vida.

Estiveram presentes, o prefeito Romes, primeira-dama Silmara, vice-prefeito Eduardo e esposa Letícia, presidente da Câmara Luizão, vereadores: Delei e José Antônio, Secretários Municipais, alunos da escola Neli Antônio, família do homenageado, Dona Zorani, Iolanda, Idelma, Geralda, Lindomar.

A esposa do homenageado se emocionou muito, e agradeceu a homenagem, “ Salvino foi um grande homem, figura de destaque, exemplar, pai amoroso, e esta homenagem marca muito para nós”, pontuou.

Biografia Homenageado

Parque Municipal Salvino Cezário da Silva

Biografia resumida Salvino Cezário da Silva

O homenageado neste prédio público nasceu em 02 de setembro de 1933, se estive estivesse vivo, estaria com 83 anos. Sua família veio próximo de Aparecida de Goiânia, mais os seus avós já viviam na região de Abadia de Goiás.

Filho do Sr. João Faustino da Silva e Ana Sebastiana da Silva, os mesmos tiveram 7 filhos. Salvino era o quarto filho. Seus irmãos, Orcino da Silva, Alvina Sebastião Moreira, Pedro Cezário da Silva, José Faustino da Silva, Jozina Sebastiana (Fiica) todos in memoriam, apenas  Antônio Claudino da Silva em vida.

Nasceu na região da Fazenda Dourados, casou com Maria Zorani da Silva, em Trindade/ GO no dia 23 de novembro de 1957, tiveram seis filhos: são eles, 5 filhos de sangue (primeiro grau) e uma adotivo: Agostinho Gonçalves, Hildebrando Cezário, Iolanda Aparecida, Lindomar Cezário, Wellington Antônio, Idelma Fátima.

Viveu da agricultura(produtor Rural ) na propriedade que ele mesmo construiu com muito esforço, onde viveu do seu trabalho honestamente e simplicidade.

Quando foi aprovado o projeto de lei que autorizou o loteamento Dom Felipe I e II, Cezário fez doação de áreas públicas, no primeiro ano de mandato da  prefeita Telma Ortegal. Salvino foi avô de 12 netos. Faleceu no dia, 03/11/1998 em Abadia de Goiás. Deixou um legado, de uma pessoa integra simples e com grande dedicação à família.