O Prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes sancionou na tarde da última terça-feira, 24/05 a Lei Complementar nº 614/2016, que cria a Guarda Civil Municipal.

Participaram deste momento, o presidente da Câmara Municipal vereador Nivaldo de Paula, Vice-presidente Sandra Vieira, vereadores Geraldo Rosa, José de Jesus(Bira) Luizinho da Saúde, Cristiano Silva, secretários municipais e demais convidados.

A sanção da lei representou um marco para a categoria que já atuam a mais de seis meses com um projeto piloto a espera desta sanção para assim, garantir a valorização e condições para o planejamento da carreira.

O projeto de lei aprovado possui 48 páginas, e nelas está as principais competências da guarda civil municipal planejamento de carreira e os seus objetivos. O documento pode ser acessado no site oficial do município, www.abadiadegoias.go.gov.br

A competência da Guarda Municipal é a proteção de bens, serviços, ruas públicas e instalações do município, preservação da vida, patrulhamento preventivo, inclusive em ações preventivas integradas; ações preventivas na segurança escolar. O guarda municipal poderá ainda intervir preliminarmente em situação de flagrante delito, encaminhando à delegacia o autor da infração.

Segundo o prefeito Romes, “é importante destacar que este momento esta sendo possível a partir de um diálogo aberto entre agentes, Câmara Municipal e Prefeitura, e que vai garantir um trabalho muito importante na área da segurança de nossa cidade, a nossa meta, e que assim que as falhas forem surgindo possam ser sanadas de imediato, pois queremos e muito que este projeto funcione com total sucesso”, destacou.

Segundo o coordenador da Guarda, Divino “Para nós, guardas municipais que assumimos este compromisso em servir a nossa comunidade, esta é uma data muito importante. E vamos nos esforçar para que possamos garantir com que a Guarda Civil Municipal funcione da forma que tem que ser”, destacou.