Durante o período de outono e inverno, devido ao ar seco e à falta de chuva, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais intensas, trazendo uma série de problemas ambientais, além de danos à saúde da população.

A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria do Meio Ambiente realiza a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo realizar educação ambiental junto à população e reduzir o número de ocorrências no município.

Queimar lixo em casa ou em lotes baldios/abertos e atearem fogo em mato é crime. A fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite. Outro risco está na queima ilegal de lixo, quando são lançados na atmosfera, os compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

.
Neste ano de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, esse período é ainda mais crítico, considerando que o problema das queimadas ainda pode potencializar os efeitos da Covid-19, não apenas pelo aumento da procura por atendimento de saúde, mas também por agravar o estado de saúde de pessoas do grupo de risco da doença ou de pessoas que estejam contaminadas pelo coronavírus.

Proteja o meio ambiente e a sua saúde. Não faça queimada!
Ajude a prefeitura a combater este mal, denuncie!

Secretaria Municipal do Meio Ambiente - (62) 99261-9507.

#queimadaécrime #protejaomeioambiente #protejaasuasaúde #GovernoRomes

Fones: (62) 3503-1105 / 3503 1327 / 3503 1234