1 – Criação do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus que é formado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Coordenação de Vigilância em Saúde para acompanhar e propor medidas contra a doença.
2 – Blitz Educativa com a Equipe de Agentes de Saúde, Agente de Endemias e fiscalização no acompanhamento das ações implementadas pelo Comitê Municipal, e a entrega de Termo de Responsabilidade em todo o comércio com as medidas de segurança a serem adotadas.
3 – Decreto Municipal sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.
4 – Treinamento dos Servidores para o enfrentamento ao coronavírus no município.
5 – Criação de uma Central de Relacionamento para atendimento às pessoas vitimas do coronavírus.
6 – Aquisição de equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a equipe de Saúde.
7 – Instalação de placas protetoras acrílicas nos consultórios médicos.
8 – Sanitização / desinfecção do Centro de Saúde Especializado de Abadia de Goiás.
9 – Instalação de tendas nas unidades de saúde para a triagem de pacientes diminuindo o espaço entre uma pessoa e outra.
10 – Equipe exclusiva de profissionais para o enfrentamento do coronavírus composto por uma médica, uma enfermeira, um motorista e uma psicóloga.
11 – Organização da rede de atenção básica de saúde com a diminuição do número de consultas de rotina dia, para facilitar a higienização e limpeza das unidades conforme o protocolo do ministério da saúde.
12 – Agendamento de Vacinas de rotina por telefone e atendimento por bloco de horas.
13 – Atendimento nas unidades básicas de saúde por teleconsulta.
14 – Reorganização da estrutura do Centro de Saúde Especializado, criando salas de isolamento em casos de coronavirus.
15 – Criação de uma página oficial no portal www.abadiadegoias.go.gov.br com as atualizações diárias sobre o coronavírus.
16 – Campanhas educativas em carro de som para alerta a população sobre os cuidados diante a pandemia do coronavírus.
17 – Vídeos periódicos para a população e aos profissionais de saúde sobre a situação epidemiológica e cuidados para diminuir a circulação do coronavírus. 18 – Orientações e apoio psicológico aos profissionais na linha de frente contra o coronavírus do Centro de Saúde Especializado.
19 – Inserção periódica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na assistência ao tratamento para combater a Covid-19.
20 – Distribuição de Folders e cartazes nos comércios e feiras livres da cidade.
21 – Atendimento por bloco de horas nas unidades de saúde dos grupos prioritários.
22 – Trabalho da equipe de Saúde integrado com a Assistência Social para assistir famílias que foram testadas positivas pelo coronavírus.
23 – Instalação de um lavatório na Praça da Matriz com álcool em gel(em andamento)
24 – Instalação de Cabines de Desinfeção na Praça da Matriz, Centro de Saúde Especializado e UBS Central com a dispensação de um totem com álcool em gel.
25 – Recebimento de recursos federais para o enfrentamento do covid-19 além da aplicação de receitas próprias do município.
26 – Ações executadas junto ao Conselho Municipal de Saúde.

Abadia de Goiás, 27 de Maio de 2020.
Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura de Abadia de Goiás

Fones: (62) 3503-1105 / 3503 1327 / 3503 1234